quarta-feira, 25 de maio de 2016

Evite os erros que deixam os cabelos arrepiados e com frizz.


Pentear os cabelos secos e abusar da chapinha são alguns deles.


O fio de cabelo com frizz desafia a gravidade: ele fica arrepiado, apontando diretamente para o céu ou apenas paira paralelamente às madeixas bem comportadas, num nível um pouquinho mais alto. A explicação para esse fenômeno capilar é estritamente científico. A dermatologista Tatiana Gabbi, do departamento de cabelos e unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a grande causadora do frizz é a carga elétrica presente nos fios de cabelo. "Eles se repelem mutuamente, o que deixa alguns mais elevados que outros", explica. Este acúmulo de eletricidade estática é causado principalmente pela fricção, que pode ser do pente nos cabelos, por exemplo. 

Existem diversos cremes que prometem combater o frizz, como os seladores de cutículas, por exemplo, e eles podem ser muito eficientes. No entanto, é preciso evitar alguns erros no cuidado com as madeixas para garantir que eles façam todo o seu efeito, caso contrário, todo o investimento pode ser desperdiçado. Agora que você já sabe que é preciso evitar o atrito, veja a seguir como colocar em prática.

Lavar o cabelo com água quente

A alta temperatura da água diminui a oleosidade natural dos cabelos, ressecando os fios. Lavar a cabeça com água fria é a dica do dermatologista tricologista Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo de São Paulo. "A água fria vai fechar a cutícula do cabelo, o que garantirá aos fios uma textura mais uniforme". Com menos fissuras no seu comprimento, o contato do pente da toalha e até das mãos com o os fios gerará um atrito menor, diminuindo a quantidade de frizz.

Escovar o cabelo seco

Quando há água no cabelo, o pente desliza mais fácil sobre os fios, sem gerar atrito. A lógica é a mesma de um carro se deslocando por uma estrada úmida - o atrito é muito menor em comparação com uma pista seca, o que favorece o deslizamento. "Essa fricção com água é tão pequena que não fornece carga elétrica, responsável pelo arrepiado, aos fios", explica a dermatologista Tatiana Gabbi. "A água, ao contrário, neutraliza essas cargas elétricas e deixa os fios nos lugares certos". 

No entanto, pentear os cabelos é fundamental para ajudar a levar a oleosidade natural do cabelo da raiz até as pontas e deve ser feito também com o cabelo seco. A dica da cabeleireira Sônia Nessi, do Rio de Janeiro, é usar uma escova de cerdas naturais, que não vai deixar o cabelo elétrico nem irritar o couro cabeludo. Mas quem tem cabelo crespo sabe que pentear os fios desmanchará os cachos e aumentará o volume dos fios. Nesse caso a sugestão é pentear antes de dormir e lavar no dia seguinte pela manhã.