segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Vereadores de Oposição de Carnaíba cobram aquisição de Soro Antiofídico para Hospital Zé Dantas


Através do Requerimento de n° 171/2017, o Presidente da Câmara de Vereadores de Carnaíba, Neudo da Itã, o Vice Presidente Anchieta Crente e os vereadores Preguinho e Gleybson Martins, solicitaram do prefeito Anchieta Patriota e a Secretária de Saúde Selma de Fátima Bezerra Marques, para conseguir junto a Secretaria Estadual de Saúde, a aquisição de  Soro Antiofídico (soro contra picada de cobras), para o hospital municipal Dr. José de Souza Dantas Filho, em Carnaíba.

Para os vereadores autores do Requerimento, a aquisição deste medicamento é de suma importância, pois os agricultores estão sempre expostos devido as atividades do campo, quando necessitam do soro antiofídico são encaminhados para outros centros médicos distantes de Carnaiba.

O soro antiofídico é um medicamento para tratar mordidas de cobras venenosas. É obtido a partir de anticorpos do sangue do cavalo, principalmente. Foi descoberto por Albert Calmette, um bacteriologista francês. Sua descoberta serviu de base para os estudos de Vital Brazil que desenvolveu o soro usado hoje em todo o mundo. Vital Brazil descobriu a especificidade do soro, percebendo que cada veneno produzia um soro específico, isto é, o soro obtido a partir do veneno do animal que causa o acidente só neutraliza a ação desse veneno.

O processo de produção do soro antiofídico consiste na aplicação de pequenas doses de veneno no animal. Neste período, o organismo do cavalo produz anticorpos contra o veneno. Depois de um determinado período sofre sangria. Os anticorpos são separados por centrifugação do sangue. Em seguida ele sofre liofilização (remoção de água) e é armazenado.

No Brasil são produzidos basicamente os seguintes soros antiofídicos:

Antibotrópico = contra acidentes de jararacas
Anticrotálico = contra acidentes de cascavel
Antilaquético = contra acidentes de surucucu
Antielapídido = contra acidentes de cobra-coral
Anticrotálico-botrópico = contra acidentes com cascavéis e jararacas
Antibotrópico-laquético = contra acidentes com jararacas e surucucus

O Requerimento apresentado pelos vereadores de oposição ainda foi subscrito pelos parlamentares Antônio Chico, Irmão Adilson e Alex Mendes.