sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Ministro da Saúde quer tirar Hemobras de Pernambuco; Humberto Costa diz que é politicagem


A unidade de produção da Hemobras em Pernambuco, situada em Goiana, corre o risco de ser desativada e levada para Maringá-Paraná. A ideia é do ministro da Saúde, o paranaense Ricardo Barros (PP), que pretende favorecer seu reduto eleitoral em detrimento do povo pernambucano. Ricardo chegou a chamar de “bairrista” a mobilização pernambucana contra o desmonte da empresa de hemoderivados de Pernambuco e classificou a fábrica de “esqueleto”.
O senador pernambucano Humberto Costa (PT) disse que o ministro está fazendo politicagem. “Falar que a fábrica de Pernambuco é um esqueleto é uma coisa absurda. Cerca de 70% da fábrica já foi construída e 60% da tecnologia que deveria ser incorporada já o foi. Portanto, sai muito mais barato terminar esta obra que construir uma outra unidade, em qualquer outro lugar”, argumenta.
Para o senador, as informações divulgadas por Barros sobre gastos da Hemobras em Pernambuco não condizem com a realidade. “Ele disse coisas absurdas como a informação de que o gasto pessoal da empresa é de um bilhão de reais por ano. Na verdade, no orçamento da União são assegurados R$ 200 milhões por ano para cobrir todas as despesas da empresa, inclusive de pessoal, custeio, armazenamento de plasma”, revelou Humberto, que garante está havendo uma tentativa de politizar a questão para desviar a atenção da falta de justificativas sérias para fazer tal mudança.
Humberto ainda afirmou que a bancada pernambucana está comprometida com a permanência de toda a produção da Hemobras em Pernambuco e pode destinar emendas para ajudar na conclusão das obras da fábrica de Goiana.
Fonte: Da redação do Blog Alvinho Patriota