sexta-feira, 18 de agosto de 2017

V Conferência Municipal de Saúde em Betânia

A Prefeitura Municipal de Betânia através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde realizaram nesta quinta-feira (17/08), a V Conferência Municipal de Saúde, com o tema: Saúde: "Uma construção coletiva, direito e responsabilidade de todos".

O evento aconteceu no Clube de Campo Oásis do Sertão, e teve inicio as 08:00 com o credenciamento dos participantes e Delegados, logo após o credenciamento foi promovido um café da manhã para o participantes. Compuseram a mesa o Prefeito do Município de Betânia, Mário Flôr; Secretária de Saúde Núbia Aguiar;Secretária de Ass. Social Tereza Simone; Secretária de Educação Dayany Araújo; Diretora do Hospital Marjore Leite(Jô); Secretário de Agricultura Edmilson Feitosa; Secretário de Obra José Gilberto; Vereador Marciano; Representante do Sindicato de Agricultura, João Gonzaga; Representante do IPA, Junior do Ipa e a representante da GERES Louise Carvalho.

As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera, como também visa a construção de políticas públicas que deverão compor o plano municipal de saúde.

Logo após a formação da mesa de honra do certame, houve a execução dos hinos nacional. Foi realizado palestras com Louise Carvalho representante da GERES, Rômulo Veterinario, Dr Nicássio presidente do CMS e Marjore(Jô).

“O Principal objetivo da conferência no primeiro ano da gestão é a formulação do plano municipal de saúde 2018-2021, e nada melhor que ouvir vocês que são as peças chaves dessa construção.” Disse Núbia Aguiar Sec. de Saúde. Núbia agradeceu ao Prefeito Mário Flôr pelo o compromisso que vem desempenhando com a saúde dos Betanienses, mesmo com o pais em crise, estando honrando todos seus compromissos.

“Em breve estaremos inaugurando à base do SAMU estruturada com serviços de atendimento móvel de urgência. Como também já firmamos contrato com a Aviação Progresso, onde nossos pacientes estarão se deslocando para Recife pelo o TFD.” Disse o Prefeito Mário nas suas falas. 


As propostas foram elaboradas em três Eixos, Eixo 1: Tássio atenção básica, Eixo 2: Felipe Vigilância em saúde,Eixo 3: Layla, Média complexidade. Após as discussões feitas por cada grupo houve a apresentação das propostas indicadas, onde fora todas aprovadas por unanimidade. Foi servido um belo banquete a todos os participantes.

(Fonte : thiagolimadoblog)