quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Arcoverde e outras cidades do interior recebem capacitação do Ceatox

Maior parte dos casos registrados em Pernambuco foi por picada de escorpião / Foto: Agência BrasilMaior parte dos casos registrados em Pernambuco foi por picada de escorpião / Foto: Agência Brasil
O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox) realiza até sexta-feira (23) capacitações sobre intoxicações e acidentes com animais peçonhentos em Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.
O objetivo do evento é atualizar os profissionais de saúde que atuam na rede primária, secundária e terciária para prevenção, diagnóstico e tratamento de pacientes intoxicados por agrotóxicos e animais peçonhentos.
As cidades de Arcoverde, Salgueiro e Petrolina recebem a capacitação desde ontem até sexta (23). Em Arcoverde, o encontro acontece na sede da Geres; em Salgueiro, no auditório do Hospital Regional Inácio de Sá e no auditório da Geres; e em Petrolina, no Hotel Quality; sempre das 8h à 12h.
De acordo com o Ceatox, 2.724 atendimentos foram realizados de janeiro a agosto deste ano no Estado, pelo telefone 0800.722.6001. A maior demanda foi por acidentes envolvendo escorpião, um número de 874. Em segundo lugar vêm os casos de intoxicação por medicamentos, 573, e acidentes com serpente, 407.
Já no mesmo período do ano passado, foram 1.938 atendimentos, sendo 645 por escorpião, 373 por intoxicação por medicamentos e 317 por acidentes com serpente. Em 2015, Caruaru registrou 31 casos; Arcoverde, 5; Petrolina, 28 e Salgueiro, 18.