segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Incêndio sem controle atinge Pico do Jabre e pode deixar parte da PB e PE sem comunicação

Pico do JabrePico do JabreUm incêndio fora de controle vem destruindo uma grande região de vegetação na área do Pico do Jabre, que fica no município de Maturéia, no Sertão paraibano, a 327 km de João Pessoa. O fogo começou na tarde desta sexta-feira (16) e chegou a menos de 30 metros de antenas de televisão, rádio, internet e celular. Caso as torres sejam atingidas, parte da comunicação nos estados da Paraíba e Pernambuco pode ser afetada.
De acordo com o tenente-coronel Saulo Laurentino, comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Patos, a intensidade e a variação dos ventos dificultou o trabalho de contenção do incêndio, que teve que ser interrompido após as 17h30. O tenente-coronel também falou ao Portal Correio que as causas para o início do incêndio ainda são desconhecidas, mas existe a possibilidade de que caçadores sejam os responsáveis.

“A região é perigosa, de difícil acesso. São muitas mudanças na direção do vento e isso dificulta o trabalho contra o fogo. É uma área de mata fechada, inabitada, sem trilhas ou estradas e o combate ao fogo desgasta muito. Tivemos que interromper o combate no fim da tarde, pois corríamos o risco de colocar a vida de algum bombeiro em risco. Apenas uma perícia vai identificar as causas do fogo, mas acreditamos que caçadores possam ser os responsáveis, já que a caça aos animais vem sendo registrada na região”, afirmou o comandante.
O combate ao incêndio foi feito nesta sexta com cerca de dez bombeiros, mas a equipe vai ser reforçada neste sábado (17), com um total de 22 bombeiros e 21 voluntários, além da utilização de mochilas, abastecidas com 20 litros de água cada. “São muitas as dificuldades, mas estamos combatendo da melhor maneira possível. Vamos intensificar as ações para controlar o fogo e evitar que ele atinja as antenas de comunicação que ficam no local, pois caso isso ocorra, seria um prejuízo enorme”, contou o comandante.