sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Primavera começa com clima parcialmente nublado e sem chuva em Pernambuco


A primavera, que começa oficialmente às 11h21 desta quinta-feira (22), chega em uma manhã ensolarada no Recife e Região Metropolitana. A previsão, no entanto, é de clima parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia, com temperatura mínima de 24 graus e máxima de 31 graus.
Para a Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão de Pernambuco, a previsão também é de parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia. A previsão é a mesma para Fernando de Noronha, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Segundo o Observatório Nacional, o início da primavera é quando ocorre o segundo equinócio do ano: quando o dia e a noite têm a mesma duração. O primeiro equinócio ocorreu no início do outono, em 20 de março.
As estações do ano são decorrentes da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Em setembro, o Sol chega à linha do Equador, indo de Norte para Sul – o que marca o equinócio de primavera no Hemisfério Sul e de outono no Hemisfério Norte.
A partir daí, segundo o Observatório, os dias ficarão cada vez longos e as noites cada vez mais curtas, até a entrada do verão, no dia 22 de dezembro, quando ocorre o solstício de verão, com o maior dia e a menor noite do ano.
Os dias, então, vão ficando cada vez menores até que no equinócio do outono novamente o dia e a noite têm a mesma duração. Depois, os dias continuam ficando mais curtas e as noites mais longas até que, no solstício de inverno, é registrado o menor dia e a maior noite do ano. Do FolhaPE