quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Projeto interdisciplinar estimula estudantes da ETE de Arcoverde a preservar o bioma


Foto: Divulgação

Em Arcoverde, Sertão do Estado, alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, combatem a desertificação e buscam preservar o bioma da Caatinga por meio de um projeto interdisciplinar. Nomeado de Muirá-Ubi, o projeto conscientiza e capacita os alunos com o objetivo de que a iniciativa seja disseminada em outras esferas.
Sob a coordenação do professor Lourival Pereira, os estudantes confeccionaram uma espécie de estufa, cultivaram plantas nativas da caatinga e produziram mudas, que foram distribuídas em áreas que sofrem o com o desmatamento promovido pela ação humana. Para que o projeto desse certo, alguns alunos foram capacitados para monitorar o manejo do viveiro de plantas, fazer o plantio e promover seminários em outras escolas da Rede Estadual e municipal, com o intuito de divulgação do mote e distribuição das mudas.
Além da distribuição, os alunos também foram orientados a confeccionar mudas para venda em eventos e feiras. Com isso, eles também desenvolveram o espírito empreendedor, despertando o interesse de geração de renda ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade da Caatinga.
Durante esta quinta-feira (22), os alunos participaram de mais uma oficina. Desta vez sobre o mercado de trabalho e como utilizar esse novo conhecimento para empreender. De acordo com a gestora da ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, Luvia Bezerra, o ganho pedagógico é imenso por reunir empreendedorismo, logística, geografia, biologia, arte e cultura. “Os alunos aprendem dentro e fora da sala de aula. Começou com um projeto pequeno e tomou corpo, hoje temos uma dimensão bem maior”, afirma Luvia. “ Não é mais só um projeto da escola, hoje vemos novas possibilidades”, conclui.Do Secretaria de Educação