terça-feira, 20 de setembro de 2016

Pernambuco sofre com a falta de vacina antirrábica nos postos de saúde

Resultado de imagem para Pernambuco sofre com a falta de vacina antirrábica nos postos de saúdeResultado de imagem para Pernambuco sofre com a falta de vacina antirrábica nos postos de saúde
A falta de vacina antirrábica nas unidades médicas do país expõe um risco iminente de graves danos à saúde pública. Em Pernambuco, a situação não está diferente.
Um servidor público federal, de 25 anos, foi mordido por um gato de rua, no Ibura, na Zona Sul do Recife. Preocupado, ele procurou várias unidades de saúde, mas não encontrou a vacina, nem o soro antirrábico.
Com pressa, já que é recomendado que a primeira vacina seja tomada em até 24 horas depois da mordida, ele entrou em contato com a Secretaria de Saúde, onde recebeu uma resposta que o deixou revoltado.  "A Secretaria confirmou que a vacina está em falta. E ainda disse que não havia previsão de chegada.”
Eles ainda disseram que o servidor devia procurar o gato e observá-lo durante dez dias para ver se ele ia apresentar algum sintoma. Indignado, o homem chegou a procurar, sem sucesso, a vacina na rede privada. A raiva é uma doença 100% letal, com apenas um punhado de casos de sobrevivência.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ausência da vacina é, na verdade, um problema do Ministério da Saúde. Através da assessoria de imprensa, o órgão confirmou que o soro está escasso devido ao não fornecimento direto do laboratório, que repassa para o estado que, por sua vez, repassa aos municípios.