quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Ação flagra furto de água em doze propriedades de Lagoa do Ouro, PE

Água era retirada da barragem para abastecer plantações de batata.
Abastecimento foi alterado para um dia com e 12 sem água, diz Compesa.


Doze propriedades foram notificadas nesta quarta-feira (21) por furto de água em Lagoa do Ouro, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a assessoria da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a água era retirada do Riacho da Palha para abastecer plantações de batata. As notificações foram feitas pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
A Compesa informou que os donos das propriedades retiravam a água do riacho - sem autorização - por meio de pequenas barragens para usar na irrigação das plantações. "A cidade está vivendo uma crise hídrica, a estiagem prolongada levou a reduzir o nível da Barragem do Riacho da Palha, que está agora com 3% da sua capacidade total, que é de 25 mil metros cúbicos. Por isso, as retiradas de água ao longo do riacho estavam agravando a situação", afirmou o gerente da Unidade de Negócios, Igor Galindo.

Com a queda no nível da Barragem do Riacho da Palha, a assessoria da Compesa disse que o calendário de abastecimento de água precisou ser alterado em Lagoa do Ouro. Antes o município recebia água todos os dias, e agora o fornecimento será de um dia com água e doze sem. A cidade tem cerca de seis mil habitantes. "Os imóveis localizados nas áreas mais críticas da rede que não forem abastecidos, receberão reforço com carros-pipa ao final de cada ciclo do calendário", conforme assessoria.