quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Governo do Estado inicia cadastramento do “Chapéu de Palha” da fruticultura irrigada



O Governo de Pernambuco iniciará agora em janeiro o cadastramento dos trabalhadores que se habilitarão a receber uma ajuda financeira do programa “Chapéu de Palha” da fruticultura irrigada para enfrentar o período da entressafra no vale do rio São Francisco.
Este será o 11º ano consecutivo que o Governo do Estado dá essa ajuda aos trabalhadores rurais, cujo programa está sob responsabilidade do secretário do Planejamento Márcio Stefanni.
O cadastramento dos beneficiários acontecerá entre os dias 23 e 27 de janeiro em 14 pólos instalados nas cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó e Petrolândia. Para obter mais informações sobre o cadastramento, os interessados poderão ligar para o número 0800.282.5158.
Para ter acesso ao “Chapéu de Palha”, o trabalhador rural deve ter mais de 18 anos de idade e trabalhado com carteira assinada pelo período mínimo de 30 dias corridos entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2016.
Além disso, deve residir numa dos sete municípios contemplados pelo programa, não sendo aceitos trabalhadores que residem em outras cidades.
Segundo o gerente geral de Articulação Institucional da Secretaria, coronel Humberto Vianna, que é o coordenador do programa, apenas um membro por família pode receber o benefício.
Ao comparecer para o cadastramento, o trabalhador precisa levar os originais e cópias dos seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência, número do PIS ou NIS (Cartão cidadão ou Bolsa Família), Carteira de Trabalho e registro da rescisão contratual.
Quem já possuir este documento, por ter participado do programa em anos anteriores, deverá apresentá-lo no ato do cadastramento. Este programa foi criado originalmente em 1988 pelo então governador Miguel Arraes para atender exclusivamente aos trabalhadores da palha da cana. Em 2009, na gestão de Eduardo Campos, ele foi estendido para os trabalhadores da fruticultura irrigada e em 2012 para os pescadores artesanais.