sábado, 31 de dezembro de 2016

Esquema de segurança para o Réveillon 2017 no Grande Recife terá atuação de 500 militares do Exército

Eles serão distribuídos em Olinda, Boa Viagem e Pina e outros 50 estarão a postos, na reserva. PM terá reforço de 787 policiais e 422 policiais civis vão trabalhar na virada do ano.



 Com a operação-padrão da Polícia Militar ainda em curso, o Exército ficará responsável por comandar o esquema de segurança do réveillon 2017 no Grande Recife. Ao todo, 500 militares serão distribuídos em Olinda, Boa Viagem e Pina, locais onde haverá festa. Outros 50 homens estarão a postos, na reserva, caso seja necessário o emprego deles para garantir a segurança do evento. Os números foram repassados durante uma coletiva de imprensa sobre segurança no Ano Novo na Região Metropolitana do Recife realizada nesta sexta-feira (30).

“O Exército está realizando todo o controle operacional e, para isso, nossa missão é preservar a ordem pública, além de assegurar a integridade das pessoas e do patrimônio da Região Metropolitana do Recife. Nós nos organizamos e nos subdividimos em três áreas de atuação. Com efetivo de 150 em cada área dessas”, contou o tenente coronel Marcelo Linhares.
A Polícia Militar contará com o reforço de 787 policiais. Já a Polícia Civil terá 35 plantões em todo o estado. No Grande Recife, serão 12 plantões e 152 policiais como apoio para o atendimento dessa demanda. No Agreste e Zona da Mata serão 16 plantões e no Sertão, 7. Ao todo, serão 422 policiais civis trabalhando no esquema especial de réveillon.
“O objetivo é dar agilidade a essa formalização, liberando a ostensividade para que volte a autuar nas ruas”, destacou o diretor integrado das metropolitanas da Polícia Civil, Joselino Amaral.
policiamento também ficará por conta da Guarda Municipal com 100 homens, sendo 60 em Boa Viagem e 40 no Pina. Eles terão dez motos e cinco viaturas fazendo rondas na área. O foco da operação será nos pontos de ônibus dos dois bairros.
Corpo de Bombeiros 
No dia 31 de dezembro, a faixa de areia que vai do Edifício Acaiaca até o Pina será monitorada por guarda-vidas a pé, por quadriciclos e em duas embarcações. Dois atendimentos pré-hospitalar também serão montados nos dois polos de festa, em Boa Viagem e no Pina.
“Pedimos para a população não entrar nas águas da praia. Nós teremos maré baixa na hora do réveillon, mas temos que ter cuidado. Não vamos transformar uma festa tão bonita em uma tragédia. Peço aos pais também muito cuidado com as crianças porque a maior ocorrência do réveillon é com crianças perdidas. Não vamos deixar de brincar, mas com responsabilidade”, pontuou o comandante Manuel Cunha.
A Região Metropolitana do Recife também será assistida com oito viaturas contra incêndio e 15 viaturas de resgate e salvamento. No domingo (1º), 20 pontos de guarda-vidas reforçarão o patrulhamento com cinco embarcações, além de oficiais em serviço da Ilha de Itamaracá a orla de Barra de Jangada.
Festa no Recife
Com uma economia de cerca de R$ 300 mil, a festa do Ano Novo na capital pernambucana está mais enxuta. Todas as atrações serão, por sua totalidade, pernambucanas. Forró, frevo e samba são os ritmos que vão animar o público ao longo da noite, passando pela queima de fogos, até a madrugada do primeiro dia de 2017.
Quinze toneladas de fogos de artificio estarão dispostas em duas balsas a 400 metros da praia. Elas garantirão 15 minutos de queima durante a virada do ano. Serão 7h de shows em cada palco, começando às 19h30. A previsão é de que cada palco receba cerca de 100 mil pessoas.
Trânsito e mobilidadeA Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) bloqueará a circulação de veículos na Avenida Boa Viagem, assim como nas ruas próximas à festa. O trecho entre as ruas Ribeiro de Brito e Padre Bernardino Pessoa será interditado das 6h do sábado (31) às 8h do domingo (1º). Também será proibido estacionar nesses locais. Se necessário, a interdição poderá ser estendida até o cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão.

Os cruzamentos da Rua dos Navegantes com as ruas Bruno Veloso, Padre Carapuceiro, Félix de Brito e Antônio Falcão também serão bloqueados. Uma equipe de 130 orientadores de trânsito irão monitorar os trechos interditados. A passagem de qualquer veículo só poderá ser autorizado por eles.
O Expresso Réveillon sairá dos shoppings RioMar e Recife, na Zona Sul da cidade, levando os passageiros até a Avenida Conselheiro Aguiar, na altura da Rua Padre Carapuceiro. A passagem custa R$ 7 e dá direito à viagem de ida e de volta.
Os usuário receberão uma pulseira de identificação. Na volta, basta apresentá-la na cabine de pagamento dos shopping. Assim, só será cobrada a tarifa simples do estacionamento. Para quem preferir ir de táxi, haverá um ponto na Avenida Boa Viagem, próximo à Rua Padre Bernardino Pessoa.