sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Obras da Adutora do Pajéu para Princesa Isabel chegam a 95%; sistema deve ser entregue até o dia 20

Por José Duarte/Tião Lucena
As obras da transposição das águas do Rio São Francisco para Princesa Isabel, via Adutora do Pajeú (ramal Flores-PE), já estão 95% concluídas e devem ser entregues até o dia 20 deste mês, segundo informações do jornalista Zé Duarte.

Faltando apenas a ligação elétrica dos motores, instalação do quadro elétrico e do transformador da Estação de Bombeamento de Água Bruta,  localizada nas proximidades do Distrito de Jericó, no município de Triunfo (PE), a obra chega a etapa final com o acabamento físico e cercamento da área.
Já no Reservatório de Água Bruta, com capacidade para 600 mil litros de água, que vai levar água por gravidade à ETA (Estação de Tratamento da Água) da Cagepa, falta apenas concluir a instalação de conexões, fechar o cercamento e fazer a pintura.
O sistema adutor, iniciado em abril deste ano pelo governo da presidenta Dilma através do DNOCS  graças à gestão direta do governador Ricardo Coutinho, beneficiará mais de 20 mil moradores de Princesa Isabel, que enfrentam o pior ciclo de estiagem dos últimos 50 anos e sofrem com a falta de água desde o fim do primeiro semestre do ano passado, com o açude Jatobá II seco.
Segundo um funcionário da empresa responsável pela execução da parte elétrica da obra, “o serviço agora vai enfrentar a burocracia da Celpe, que deve fazer a ligação da rede da Estação de Bombeamento, o que certamente deve demorar, se não houver pressa no projeto”.