sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Operação Lei Seca multou 148 mil motoristas alcoolizados em 5 anos

Resultado de imagem para Operação Lei Seca multou 148 mil motoristas alcoolizados em 5 anosResultado de imagem para Operação Lei Seca multou 148 mil motoristas alcoolizados em 5 anos
Em cinco anos, mais de 148 mil multas por dirigir alcoolizado foram aplicadas em Pernambuco dentro da Operação Lei Seca, que completa meia década de atuação no estado. Desde 2011, já foram abordados quase dois milhões de motoristas. A ação, que ocorre principalmente em bares e pontos de aglomeração, é uma campanha permanente de conscientização e de fiscalização da direção após o consumo de bebidas alcoólicas.
Ao todo, 1,7 milhão de motoristas passaram pelo teste do bafômetro. O número chega a uma média de 28,3 mil abordagens por mês. Dessas, 148 mil motoristas foram multados, 20 mil veículos foram rebocados e 36 mil pessoas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação recolhida. Desse total, 32 mil condutores sofreram sanções administrativas e 1,5 mil criminais, todas por dirigirem alcoolizados.
Para otimizar o trabalho da operação, neste mês será inaugurada uma base administrativa na cidade de Serra Talhada, como cronogramas de blitz para cada região, com base nos dados estatísticos dos números de acidentados e georreferenciamento dos locais das colisões.
A nova estrutura ficará responsável por planejar ações específicas apenas para o Sertão do Estado, nas seis Gerências Regionais de Saúde que o compõem (Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina). Nas ações educativas e de fiscalização, há gestões no Nível Central, no Recife, e em Caruaru, Goiana, Recife, Garanhuns, Limoeiro e Palmares.
O Sertão de Pernambuco é responsável por 37% desse número, somando 13.090 acidentados. O destaque foi para Petrolina, que registrou 3.340 atendimentos. Em seguida, ficou Ouricuri, com 3.013; Serra Talhada, 2.350; Salgueiro, com 1.719; Afogados da Ingazeira, 1.386 e Arcoverde, com 1.282.