segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Prazo para prédios da UFPE ocupados por estudantes terem o acesso liberado é adiado

Reunião na Reitoria da UFPE resultou no adiamento do prazo para estudantes liberarem acesso a prédios ocupados (Foto: Vitória Galvão/Divulgação)Reunião na Reitoria da UFPE resultou no adiamento do prazo para estudantes liberarem acesso a prédios ocupados (Foto: Vitória Galvão/Divulgação)
Os estudantes que ocupam prédios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em protesto contra a PEC 55 têm um novo prazo para liberarem o livre acesso às unidades acadêmicas. A data-limite, que se encerraria nesta sexta-feira (2), foi adiada para terça-feira (6), até as 17h. A decisão foi definida em uma reunião na Reitoria da instituição.
O encontro, realizado nesta sexta, contou com a participação do reitor, Anísio Brasileiro, da Procuradoria Regional Federal (PRF), do Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF), da Defensoria Pública da União (DPU), da Frente Brasil dos Juristas para Democracia e de pró-reitores e diretores de centro da universidade.
A UFPE informou que, até o fim desse prazo, a comissão de negociação da Reitoria continuará buscando o diálogo com os estudantes. Caso o pedido não seja atendido, a gestão da universidade, por meio da Procuradoria Regional Federal, entrará com uma ação de reintegração de posse na Justiça a fim de garantir a volta ao funcionamento normal dos prédios ocupados. Uma reunião será realizada no final da tarde de terça para avaliar se a solicitação foi atendida.
Advogados dos estudantes e a gestão da universidade assinaram, na segunda-feira (28), no MPF-PE, um protocolo cuja cláusula quarta prevê "o direito de livre manifestação dos estudantes e o respeito às funcionalidades dos prédios ocupados". O documento teve também a assinatura do próprio Ministério, da DPU e da Polícia Militar. O G1 procurou a assessoria da DPU, que defende os estudantes, para saber se eles pretendem cumprir o prazo e de que forma, mas as ligações não foram atendidas.
Os estudantes da UFPE ocupam o Centro de Educação (CE), o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), o Centro de Artes e Comunicação (CAC), o Centro de Biociência (CB) e o Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate), que atende o CFCH e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e o Núcleo de Educação Física e Desportos (NEFD), todos localizados no campus na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife. Há ainda ocupações nos campi da UFPE em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, e no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, no Agreste.
Prédio do Centro de Educação da UFPE foi ocupado em protesto contra a PEC do teto dos gastos da União (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press