segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Inep não precisará divulgar espelho de redações junto de resultado do Enem 2016

Resultado de imagem para Inep não precisará divulgar espelho de redações junto de resultado do Enem 2016Resultado de imagem para Inep não precisará divulgar espelho de redações junto de resultado do Enem 2016
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não precisará mais divulgar o espelho das redações corrigidas da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) simultaneamente com a divulgação do resultado individual dos estudantes. A decisão, tomada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, derruba o entendimento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que havia determinado a divulgação simultânea.
A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal, que pedia a retificação do edital do Enem 2016, com o objetivo de fazer o Inep fornecer os espelhos de correção das redações simultaneamente à divulgação do resultado individual dos estudantes.
O Inep alegava que a complexidade logística em torno da correção das provas de redação impossibilita a exigência de divulgação simultânea sem comprometer a inscrição dos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Atualmente, a disponibilização do acesso aos espelhos é feita apenas após a divulgação do resultado individual, com finalidade meramente pedagógica.
“O cumprimento imediato do acórdão exigiria o refazimento do cronograma do exame, cuja margem de adaptação se demonstrou restrita, acarretando prejuízo aos estudantes que pretendem ter acesso ao ensino superior. As peculiaridades da espécie em exame recomendam a manutenção da sistemática atualmente adotada, descrita no edital de convocação, ao menos com relação ao Enem de 2016”, justificou a ministra, em sua decisão.
A presidente do STF, no entanto, ressaltou que a decisão tomada para o Enem 2016 não significa que o Inep deve adotar o mesmo procedimento nas edições seguintes do exame.