quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Polícia de PE deve receber capacitação fora do país, diz secretário

O novo Secretario de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Angelo Gioia, afirmou, nesta terça-feira (18), que pretende buscar capacitação fora do país para os policiais pernambucanos integrantes de grupos especiais.
Angelo Gioia anunciou a medida ao ser questionado sobre melhores condições de trabalho para os oficiais. "Essa preocupação é imediata, já está havendo uma reposição de viaturas. Além do aspecto material, eu estou buscando capacitação, inclusive fora do país, para esses policiais que participam de grupos especiais porque eles estão motivados e nós precisamos oferecer um serviço melhor. A polícia precisa estar melhor capacitada e motivada", explicou.
O secretário também destacou que entre as prioridades de sua gestão estão "o enfrentamento necessário ao aumento dos homicídios, dos assaltos, das ações de grupos criminosos em agências bancárias com utilização de armamento de grosso calibre".
Segundo Gioia, a polícia precisa ser mais ostensiva, mas também é importante aprofundar as investigações. Ele disse que, em uma semana, ao menos oito equipes devem ser indicadas apenas para investigar homicídios e policiais que estão fora de função podem reforçar o enfrentamento aos crimes patrimoniais. "O criminoso precisa ter a percepção de que será alcançado e isso tende a inibir a ação".
"Se a PM atua bem inibindo momentaneamente a prática de crimes, e é o que ela faz e eventualmente prende em flagrante, você precisa de investigação da Polícia Civil com uma boa perícia, de modo a levar ao poder judiciário aqueles que insistem em desrespeitar a lei", afirmou o secretário. Do JC