quinta-feira, 27 de outubro de 2016

'Pirangi' vai beneficiar 800 mil pessoas no Agreste de PE, segundo Compesa

Sistema deve ficar pronto em janeiro de 2017 e vai abastecer 10 municípios.
Obras estão 60% concluídas e tiveram um investimento de R$ 60 milhões.


O Sistema Pirangi vai abastecer 10 municípios do Agreste de Pernambuco a partir de Janeiro de 2017. A informação foi divulgada após o governador do Estado, Paulo Câmara, visitar um dos canteiros da obra na terça-feira (25) em Catende, na Mata Sul. O empreendimento irá beneficiar cerca de 800 mil pessoas, conforme informou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

De acordo com a Compesa, as obras estão 60% concluídas e os municípios beneficiados serão: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas.
Obras estão 60% prontas e devem ser totalmente concluídas em janeiro de 2017 (Foto: Aluisio Moreira/SEI)Obras estão 60% prontas e devem ser totalmente
concluídas em janeiro de 2017 (Foto: Aluisio
Moreira/SEI)
O projeto teve um investimento de R$ 60 milhões. "Essa é uma obra que terá um papel fundamental para  melhorar o abastecimento de água de  cidades do Agreste", disse Paulo Câmara.

Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, o  Sistema Adutor do Pirangi vai permitir a regularização da vazão da Barragem do Prata - localizada em Bonito - em 500 litros por segundo.

Sistema Pirangi
O Sistema é composto por uma  captação de água no  rio Pirangi, em Catende, que irá transportar água por meio de uma  adutora com 27 quilômetros de extensão  até a Barragem do Prata. Duas estações elevatórias (sistemas de bombeamento) irão garantir o funcionamento do sistema.