sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Em PE, malha fina do Imposto de Renda pegou mais de 13.800 pessoas

Valores encontrados nessas divergências chegam a R$ 136 milhões.
Receita Federal enviou carta e está aconselhando a retificação.


Mais de 13.800 pernambucanos já receberam cartas da Receita Federal informando que caíram na malha fina do Imposto de Renda. Entretanto, apenas metade resolveu o problema. As notificações abrangem declarações que foram retidas após um cruzamento de informações entre os dados declarados e os dados existentes nos sistemas da instituição. Os valores encontrados nessas divergências chegam a R$ 136 milhões
“Essa carta indica o motivo pelo qual ele caiu na malha fina. Mas, para ver o detalhamento ele vai ter quer que entrar no site da Receita Federal. Assim, ele confronta com a sua declaração e faz o reajuste”, explica o superintendente da Receita Federal na 4ª Região Fiscal, Giovanni Christian Nunes Campos.

De acordo com a Receita Federal emPernambuco, foram selecionadas declarações com erros que podem ser consertados por meio de uma declação retificadora. Só após o envio do documento é que a declaração retida é liberada.
A entrega da retificadora pode ser feita de duas formas. Pelo Programa Gerador da Declaração (PGD) e transmitida pelo programa Receitanet. Para esse modo, é necessário ter a última versão do no computador.

O contribuinte ainda tem a opção de fazer diretamente pela internet, no site da Receita Federal. Nesse caso, é preciso acessar o Atendimento Virtual (e-CAC), com certificado digital ou código de acesso e clicar em "Declarações e Demonstrativos — Extrato do Processamento da DIRPF — Serviços — ícone Retificação".

“Se ele não fizer essa retificação, será intimado e terá uma cobrança de impostos e multas. A oportunidade agora é que ele faça essa retificação. Assim ele não terá a cobrança e terá a sua restituição”, pontua o superintendente.

Porém, caso as informações estejam corretas, mesmo se o contribuinte receber a carta, é só aguardar o recebimento de intimação ou solicitar a antecipação da análise da malha. Essa opção estará disponível a partir do dia 2 de janeiro de 2017.