quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Esposa de capitão da Chapecoense vai à Colômbia reconhecer corpo

Ela irá em avião da FAB na quarta (30), diz concunhado de Cleber Santana.
Jogador é um dos pernambucanos mortos em desastre aéreo nesta terça (29).




Familiares das vítimas do acidente aéreo que vitimou mais de 70 pessoas, entre eles os jogadores pernambucanos Cleber Santana e Everton Kempes, na madrugada desta terça-feira (29), na Colômbia, vão ser levados ao país vizinho nesta quarta-feira (30) para reconhecer os corpos, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo Elton Victor, concunhado de Cléber Santana, a esposa do jogador é quem deve fazer a viagem. [Veja vídeo acima]

“A informação que eu recebi é de que vão cerca de 40 pessoas, entre familiares e algumas autoridades do Brasil”, detalhou por telefone Elton, que contou que segue para Chapecó (SC) na madrugada desta quarta. A reportagem também tentou falar com a esposa do jogador Cleber Santana, que era capitão do time da Chapecoense, mas foi informada de que ela não tinha condições de dar entrevista no momento. O G1 também procurou a assessoria da FAB para confirmar o horário do voo, mas as ligações não foram atendidas.

Enquanto as buscas eram realizadas, a família de Cleber Santana mantinha esperança de que ele fosse encontrado vivo. Ao conversar com a imprensa diante da casa da família, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, durante a manhã desta terça, o irmão do atacante, Cleidson Santana, afirmou acreditar que ele sairia com vida da tragédia. As operações de busca e resgate foram encerradas por volta das 18h (horário do Recife) com o balanço de 71 mortos e 6 feridos: os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e a comissária de bordo Ximena Suarez.
Cleber Santana tinha 36 anos e era pai de dois filhos, um de 14 e outro de 11 anos. Nascido em Abreu e Lima, no Grande Recife, Cleber deu início a sua carreira no Sport Clube do Recife. Antes da Chepecoense, onde estava há dois anos, ele jogou pelo Vitória, Santos, São Paulo, Atlêtico Paranaense, Avaí, Flamengo, Criciúma, o japonês Kashiwa Reysol, e os espanhóis Atlético de Madrid e Mallorca.

Outro pernambucano que consta na lista oficial dos passageiros no avião é o atacante Everton Kempes, natural de Carpina, na Mata Norte do estado. O G1 tentou localizar a família do jogador, mas não obteve êxito. Com 34 anos, ele jogou em clubes brasileiros como Portuguesa, Vitória, Ceará, América Mineiro, além dos japoneses Cerezo Osaka e JEF United Ichihara Chiba.

VEJA A LISTA DE PASSAGEIROS E TRIPULANTES DO AVIÃO

Ajuda da FAB
Horas depois da tragédia com o avião que levava a equipe de futebol da Chapecoense (SC) e jornalistas, o ministro da Defesa, Raul Jungmann declarou, no Recife, que as Forças Armadas Brasileiras (FAB) estão prontas para ajudar o governo colombiano. Durante solenidade de despedida dos integrantes da missão humanitária que vai para o Haiti, realizada na Base Aérea do Recife, ele afirmou que as equipes podem ser utilizadas para atender a qualquer chamamento que se faça necessário, nos planos humanitários, de resgate e de investigação das causas do acidente aéreo.

O acidente
O avião da LaMia, matrícula CP2933, caiu na madrugada desta terça-feira (29). O voo transportava a delegação da Chapecoense para Medelin, na Colômbia, onde a equipe disputaria a partida final da Copa Sulamericana nesta quarta.
Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín. De acordo com a rede de TV Caracol, da Colômbia, a aeronave sumiu do radar entre La Ceja e Abejorral.

O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión. Anteriormente, a imprensa colombiana informou possível falta de combustível como causa do acidente. Mas a mídia local informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.
Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu muito a visibilidade. Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.
A companhia
A LaMia (Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación) é uma companhia de aviação que foi inicialmente constituída na Venezuela no ano de 2009 e depois mudou sua sede para a Bolívia (Santa Cruz de la Sierra).
A empresa vem sendo desenvolvida para voos não regulares (charter), com o objetivo de permitir o desenvolvimento de atividades no país e no exterior, com aeronaves de grande porte - de passageiros e de carga.