terça-feira, 29 de novembro de 2016

Veja dicas para evitar acidentes com enfeites de Natal e a rede de energia

Bombeiros e Celpe orientam consumidor a verificar qualidade dos produtos.
É preciso evitar acúmulo de instalações e desligar tudo ao sair de casa.


“Luzes que iluminam a casa para o Natal ficar ainda mais bonito.” (Sorocaba) (Foto: Fernanda Yasmin Godoi/TEM Você)É preciso tomar cuidado ao instalar pisca-piscas no Natal (Foto: Fernanda Yasmin Godoi/TEM Você)
Faltando menos de um mês para o Natal, o Corpo Bombeiros e a Companhia Energética de Pernambuco alertam os pernambucanos para os enfeites típicos do período que podem provocar acidentes com a rede de eletricidade. Os militares e a concessionária dão dicas de como comprar e instalar as luzes pisca-pisca ou adornos para árvores. E, principalmente, recomendam evitar produtos de baixa qualidade e os improvisos.

De acordo com a Celpe, o primeiro passo é verificar o estado de conservação dos enfeites, se eles forem ser reaproveitados de um ano para o outro. É essencial saber se os fios estão ressecados, rachados ou rompidos. As lâmpadas também não podem apresentar rachaduras ou até mesmo as pequenas fissuras.
Antes de comprar, é preciso procurar uma loja que venda produtos homologados e com selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Produtos sem qualidade podem provocar superaquecimento e isso pode causa acidentes até fatais”, ressalta o assessor de comunicação dos Bombeiro, major Aldo Silva.
Nas embalagens, os piscas-piscas devem trazer informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português. No caso das árvores de natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”.
Outra dica da Celpe é no momento de montar a árvore. É importante evitar o uso de luzes elétricas e piscas em árvores decorativas de metal. Elas podem conduzir energia e provocar choques elétricos de gravidade imprevisível. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel, cartolina, algodão, la e palhas secas.
Outra dica dos Bombeiros é evitar o uso irregular das instalações elétricas. O dono da casa ou estabelecimento comercial não pode, em qualquer hipótese, colocar vários equipamentos em uma tomada só. Os bombeiros e a Celpe desaconselham a utilização de extensões, réguas de energia e benjamins ou Ts, em que são acoplados vários aparelhos simultaneamente.
Para adornar o exterior da casa, recomenda-se cuidado redobrado. Por estar mais vulnerável ao calor e à chuva, se não forem adotadas medidas preventivas, poderá haver um maior risco de choque elétrico e curto-circuito. A ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água potencializa os efeitos da condução da corrente elétrica.
Em hipótese alguma, a iluminação deve ser feita por pessoas que estão com os pés ou mãos molhados. Ao manusear a instalação natalina, é preciso certificar-se de que ela está inteiramente desconectada das fontes de alimentação de energia. Os equipamentos só devem ser ligados depois que a montagem estiver concluída. Após isso, evite tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas.
Por fim, os Bombeiros advertem que os donos da casa ou do estabelecimento devem desligar os equipamentos quando não houver pessoas no local. “É Se for sair para uma festa, viajar ou até mesmo dormir, é preciso desligar tudo. Ninguém vai contemplar a beleza dos enfeites e, por isso, é precioso evitar um acidente, sobretudo, quando a casa estiver vazia”, observa Aldo Silva.
Veja algumas dicas
Faça uma revisão das instalações elétricas antes de iniciar a decoração;
Revise dos fios decorativos e piscas antes de instalá-los;
Não ligue as luzinhas em extensões;
Certifique-se se o material comprado é atestado pelo Inmetro
Ao comprar uma árvore procure a etiqueta “resistente ao fogo”
Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica
Evite as árvores com ramificações de metal se pretende utilizar iluminação ou piscas
Não permita que crianças manuseiem os produtos
Desligue as luzes ao deitar ou sair de casa