terça-feira, 22 de novembro de 2016

Estudantes da Unicap transferem ocupação da reitoria para outro prédio

Prédio administrativo da Católica estava ocupado desde 11 de novembro. 
Ocupação foi realocada para o Bloco C do campus, após acordo.


Estudantes realizaram assembleia geral na reitoria da Unicap e decretaram a ocupação do prédio (Foto: Reprodução/Whatsapp)Reitoria da Unicap estava ocupada desde o dia 11 de novembro (Foto: Reprodução/Whatsapp)
Estudantes que ocupavam a reitoria na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) desde o dia 11 de novembro deixaram o prédio na manhã desta segunda (21) e realocaram a ocupação para o Bloco C. A mobilização dos alunos é contrária à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe um teto para os gastos públicos da União, aprovada na Câmara dos Deputados como PEC 241 e que seguiu para o Senado como PEC 55.

A saída dos alunos do prédio administrativo foi determinada durante reunião de negociação no domingo (20). Durante o encontro, a universidade se comprometeu a atender a algumas das reivindicações do grupo e, em troca, os estudantes decidiram mudar a ocupação de local.

“Garantimos a reativação da Bolsa Monitoria para 2017, para garantir o pagamento de alguns dos monitores das disciplinas dos cursos da universidade, e, com isso, a gente se comprometeu em realocar nossa ocupação para o Bloco C. Vamos continuar a ocupação normalmente, tranquilamente, com programações diárias”, afirma um dos estudantes do movimento, que preferiu não ser identificado.

Ainda de acordo com o aluno, a falta de diálogo entre o movimento e a universidade, criticada por meio de nota na última semana, foi sanada após a reunião. “A partir de agora, vamos negociar pela totalidade da remuneração dos monitores”, explicou.
Por meio de nota, a Unicap também havia criticado a falta de diálogo com o movimento, mas a instituição também informou ao G1 que o problema foi resolvido após o encontro que resultou na continuidade do movimento em outro ponto do campus.

Nesta segunda (21), a instituição divulgou uma nova nota oficial, se comprometendo a não adotar sanções administrativas ou judiciais aos estudantes que restabeleceram a ocupação no Bloco C do campus.

Outras universidades
Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a desocupação mais recente ocorreu na Faculdade de Direito do Recife. O prédio foi deixado pelos estudantes na última sexta-feira (18), um dia após o acordo firmado com a Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a direção da FDR em um encontro que contou com representantes da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (MPF).
Estudantes que ocupavam a Faculdade de Direito do Recife (FDR) deixam o prédio na tarde desta sexta-feira (18) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Estudantes que ocupavam a Faculdade de Direito do Recife (FDR) deixaram o prédio na tarde da sexta-feira (18) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Outros prédios da universidade, no entanto, continuam ocupados pelos estudantes. No campus Recife, os Centros de Artes e Comunicação (CAC), de Biociências (CB), de Educação (CE), de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), o Departamento de Enfermagem, o Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate) e o Núcleo de Educação Física e Desportos (NEFD) permanecem fechados pelos estudantes. Ainda há ocupações nos campi de Caruaru e Vitória de Santo Antão, totalizando nove prédios ocupados.

Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as ocupações permanecem no Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (Cegoe), nos dois prédios do Centro de Estudos da Agricultura (Ceagri 1 e 2), nos departamentos de Química, Matemática e Educação e nos prédios Professor Tarcísio Eurico Travassos e Manoel Amaro. Os campi de Garanhuns e Serra Talhada, no interior, também estão ocupados pelos alunos da instituição.