quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Operação busca suspeitos e cumpre mandados em Belém de Maria, PE

3ª fase da 'Operação Pulverização' foi deflagrada nesta quarta-feira (23). 
Dezoito réus foram acusados de lavagem de dinheiro, conforme o MPPE.


Prefeitura de Belém de Maria (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Terceira fase da 'Pulverização' foi deflagrada em Belém de Maria (Foto: Paula Cavalcante/ G1/Arquivo)
Três mandados de prisão foram cumpridos pela 3ª fase da "Operação Pulverização" na manhã desta quarta-feira (23) em Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco. As investigações tiveram início em novembro de 2015, quando seis pessoas foram presas. A ação do MPPE e da Polícia Civil busca suspeitos de criar empresas fantasmas, lavar dinheiro e fraudar licitações.
A operação é do Ministério Público de Pernambuco e da Polícia Civil. A assessoria informou que a terceira fase da "Pulverização" integra a "Operação Esforço Geral".  Na ação desta quarta, o MPPE informou que busca cumprir mandados de prisão preventiva de remanescentes das primeiras fases da "Pulverrização".

A assessoria do MPPE informou que os 18 réus presos foram acusados de crimes como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, fraude à licitação e organização criminosa. O prefeito que estava no comando do município no início da "Operação Pulverização" foi preso, já a vice-prefeita foi afastada. Eles foram investigados por crimes de responsabilidade por apropriação de bens, rendas públicas ou desvio de verbas.

Vice-prefeita afastada
A vice-prefeita de Belém de Maria foi afastada do cargo por determinação da Justiça. De acordo com a procuradoria do município, ela deixou as atividades em 9 de agosto. O G1 não conseguiu contato com os advogados da vice-prefeita.

 Ela assumiu a prefeitura quando o prefeito Valdecir José da Silva (PSB) fugiu após a operação ser deflagrada. O prefeito passou sete meses foragido e se entregou à polícia em 30 de agosto, no Recife.