quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ação fecha abrigo onde idosos eram mantidos em cárcere privado em PE.


Local funcionava clandestinamente e responsável foi autuado em flagrante.
Ambiente era impróprio e apenas duas pessoas cuidavam de 37 idosos.



Más condições estruturais e de tratamento dos internos provocaram o fechamento de um abrigo clandestino de idosos na tarde desta quarta (15), na zona rural do município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, 37 pessoas viviam no local e eram mantidas em cárcere privado pela administração, segundo a polícia.

“As condições do local eram péssimas. Não havia alimentos, medicamentos ou fraldas geriátricas descartáveis. Eles eram mantidos em cárcere privado”, explica a delegada Eliane Caldas, responsável pelo caso. Segundo ela, havia apenas dois cuidadores para os 37 abrigados no local.
Alguns dos idosos eram mantidos num galpão sem ventilação suficiente e eram obrigados a permanecer no local, sem alimentação adequada ou condições ideais de higiene. “O administrador do local também mantinha guardados os cartões de benefício dos idosos”, completou a delegada. Os órgãos responsáveis pela interdição do local estão entrando em contato com os parentes dos abrigados para repassar a situação.
Ainda de acordo com a Delegacia do Idoso, o responsável pelo local foi autuado em flagrante e responderá, inicialmente, pelos crimes de cárcere privado, maus tratos e apropriação de bens e rendimentos. “Ainda estamos nos aprofundando nas investigações, o que significa que podem surgir outros crimes cometidos dentro do abrigo”, sinaliza Caldas. O administrador será levado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
A ação, realizada no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, foi coordenada pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com a Delegacia do Idoso, Procon, Vigilância Sanitária e Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura de Pernambuco. De acordo com a Secretaria, outros quatro locais serão fiscalizados ainda nesta semana.
Outras interdições
No último mês de maio, a Polícia Civil também interditou outros dois abrigos irregulares no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Nos dois locais, os idosos também eram mantidos em cárcere privado e os alojamentos não possuíam camas suficientes para todos os obrigados.