quinta-feira, 23 de junho de 2016

Número de queimados atendidos no HR aumenta até 8 vezes no São João.


Médico alertou para os riscos de brincadeiras com fogos e fogueiras.
Hospital, no Recife, é referência em socorro a vítimas de queimaduras.




O chefe do setor de Queimados do Hospital da Restauração (HR), médico Marcos Barretto, fez nesta quinta-feira (23) um alerta para os riscos de brincadeiras com fogueiras e fogos na véspera de São João.  Durante as festividades, de acordo com informações do HR, localizado na área central do Recife e referência em atendimento de vítimas graves de queimaduras, nessa época do ano, o número de casos chega a aumentar até oito vezes, em relação aos dias normais.
Barreto ressaltou que é preciso tomar muito cuidado com as fogueiras. Para acendê-las, ele recomenda o uso de um pano ou estopa embebido em óleo de cozinha e colocado em uma lata no meio da madeira. É proibido utilizar, segundo o médico, combustíveis como álcool, querosene ou gasolina.
“ A pessoa pega a estopa, põe na latinha e coloca óleo de cozinha. Acende e põe no meio da fogueira. Isso será suficiente para gerar calor e queimar a madeira, que nessa época do ano está mais  úmida do que o normal “, afirmou.
Barretto que os acidentes mais graves ocorrem quando a embalagem com combustível explode nas mãos da pessoa ou o líquido respinga nas roupas e provoca incêndio.  “Temos acidentes muito graves em que a pessoa chega com 60% a 70% do corpo queimado”, declara o especialista.
Segundo ele, também, é preciso tomar muito cuidado com as crianças. “Dou uma dica para mães e pais. Depois de brincar com a fogueira, antes de dormir, é bom usar água para apagar. Isso evita acidentes no dia seguinte, quando a criança passa perto da fogueira e se queima com a brasa espalhada pelo chão”, observou. 
Fogos
O chefe da Unidade de Queimados do HR também  lembra que é importante tomar cuidados ou até evitar as brincadeiras com fogos. “Não existem fogos inocente”, declara.
Para ele, até mesmo o traque de massa ou estalinho é perigoso. “Tem criança  que brinca de forma errada. Dá um peteleco no traque de massa e isso pode jogar aquela pedrinha no olho do amigo. E corre o rsico de causar até úlcera de córnea”, declara.