segunda-feira, 6 de junho de 2016

Pronto desde fevereiro, TI Joana Bezerra começa a funcionar no Recife.


Distribuídos em dez linhas, 115 ônibus farão 1.200 viagens diárias no terminal.
Por dia, serão transportados 48 mil passageiros, de acordo com consórcio.


Com previsão de entrega para 2011 e finalizado desde fevereiro deste ano, o Terminal Integrado (TI) Joana Bezerra, localizado na área central do Recife, começou a funcionar neste domingo (5). A finalização de uma intervenção viária do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana) para evitar trânsito na área possibilitou que a estrutura localizada próximo ao Viaduto João Paulo II e à estação de metrô do mesmo nome passasse, enfim, a receber os usuários de transporte público.

O novo terminal permanecerá com a operação atual, com a circulação de 10 linhas. São elas: 021 - TI Joana Bezerra / Shopping Riomar, 026 - TI Aeroporto / TI Joana Bezerra, 080 - TI Joana Bezerra / Boa Viagem, 100 - Circular (Conde da Boa Vista /Prefeitura), 101 - Circular (Conde da Boa Vista/ Rua Do Sol), 104 - Circular (Imip), 1909 - TI Pelópidas / TI Joana Bezerra, 1913 - TI PE - 15 / TI Joana Bezerra, 825 - Jardim Brasil / TI Joana Bezerra e 861 - TI Xambá / TI Joana Bezerra.

Diariamente serão realizadas 1.200 viagens em 115 veículos que atenderão 48 mil passageiros por dia, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte. Esse novo terminal, que substitui o inaugurado em 1994, recebeu um investimento de R$ 11 milhões do Governo Federal.

A área construída do TI é de 4.336,93 m² e abrange 12 plataformas (oito de embarque e quatro de desembarque simultâneo), lanchonete, boxes, banheiros acessíveis, Central de Atendimento ao Cliente e piso tátil, que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida.

Outro terminal em operação diária
Localizado na Várzea, na Zona Oeste do Recife, o Terminal Integrado Cosme e Damião, na Várzea, iniciou a operação com linhas convencionais de ônibus no sábado (4). Durante quase dois anos, o TI funcionava apenas em dias de jogos de futebol na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. A expectativa é de que o TI, localizado ao lado da estação de metrô de mesmo nome, atenda 7 mil pessoas diariamente.

Com uma área construída de 4.162 metros quadrados, o TI Cosme e Damião conta com 10 veículos realizando 127 viagens por dia em um intervalo de 10 a 25 minutos nos horários de pico e operando com o anel A (R$ 2,80). Uma das novidades do terminal é a integração temporal, em que os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso terão até duas horas, após ter embarcado na sua linha de origem, para validar novamente o VEM sem pagar uma nova passagem.

Essa integração temporal vale para as linhas 2456 - TI Cosme e Damião (Circular), integrada com a estação de metrô de Camaragibe e o TI Camaragibe, e 2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá, que integra com as estações Areinha, Barreiras e Padre Cícero.