segunda-feira, 13 de junho de 2016

Guarda que matou suspeito de crime deve se entregar na segunda.


Afirmação é do secretário de Defesa de Camaragibe, Coronel Luiz Meira.
Suspeitos tentaram arrombar caixa na prefeitura; dois detidos foram soltos.




O guarda municipal que reagiu a uma tentativa de assalto na Prefeitura de Camaragibe e acabou matando um dos suspeitos deverá se apresentar nesta segunda-feira (13) à Polícia Civil. Assim garante o coronel Luiz Meira, secretário de Segunrança Cidadã e Mobilidade da cidade. "Ele viajou para a casa da família [endereço não informado], mas, com certeza, estará na delegacia amanhã", explocou, ao frisar que o guarda não é considerado foragido. Dois suspeitos detidos, sendo um deles baleado, prestaram depoimento e foram liberados por falta de provas.
O secretário Luiz Meira disse, ainda, que analisou o circuito de vigilância interno da prefeitura para descobrir se a arma utilizada pelo guarda era do suspeito ou se ele a portava ilegalmente. "A arma era dele, estava na sua perna. Não sabíamos que ele tinha esse porte, mas estamos tratando o caso como legitima defesa", completou o coronel. 
De acordo com a Lei 13.022/2014, para armar a Guara Municipal, os municípios precisam apresentar um conjunto de garantias. Entre elas: instituir sede própria e espaço específico para armazenamento de arsenal.
Um dos itens mais importantes é a criação de uma corregedoria para apurar desmando ou exessos. Para isso, o guarda ainda precisa passar por um treinamento. Tudo isso é submetido à Polícia Federal, responsável por dar o aval ao emprego de armas de fogo pelas guardas civis.
Até março deste ano, apenas cinco municípios haviam pedido autorização para armar seus guardas em Pernambuco. Se for confirmado que o armamento é do guarda, ele poderá ser preso. Não porque matou o homem, mas pelo uso ilegal de arma de fogo.
Investigação
Polícia Civil continua tentando prender os suspeitos de ter tentado arrombar o caixa eletrônico do Itaú na prefeitura na manhã deste domingo (12). De acordo com a corporação, a ação criminosa foi praticada por quatro pessoas.
Os homens chegaram ao prédio da prefeitura e tentaram render um guarda municipal, que fazia a segurança do local. De acordo com as primeiras informações da polícia, o segurança conseguiu imobilizar um dos ladrões e atirou contra o suspeito, que morreu no local.
“Estamos tendo muito cuidado ao analisar esse caso. Se a arma for do suspeito, a ação configura legitima defesa. Caso contrário, não poderemos livrar o flagrante e ele será preso”, comentou o cel. Luiz Meira, secretário da pasta.
O suspeito que ficou ferido durante a iniciativa chegou a fugir do local, mas foi preso no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, Grande Recife, quando era atendido. Ele já se encontra no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Marcas da tentativa

Na área do posto bancário da prefeitura, ficaram as marcas do tiroteio. Vidraças quebradas e muitos cacos espalhados pelo chão. Ainda neste domingo, a  polícia deverá apresentar mais detalhes sobre a ação.Este foi mais um caso de ação criminosa contra caixas eletrônicos localizados em prefeituras no estado. No dia 1º de junho, ladrões entraram na Prefeitura de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, para arrombar um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal.
Nos últimos meses, ladrões também invadiram imóveis das Prefeituras de Lagoa do Carro, na Mata Norte, e Salgadinho, no Agreste, bem como a sede da Secretaria da Fazenda de Olinda.
Só este ano, pelo menos 30 ocorrências de assaltos com arrombamento ou explosão de terminais de autoatendimento foram registradas em Pernambuco.
Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), o número de assaltos cresceu 31% nos três primeiros meses de 2016, em relação ao mesmo período de 2015.