sexta-feira, 17 de junho de 2016

Caminhada do Forró arrasta multidão pelas ruas do Bairro do Recife.


Sanfoneiros animaram a abertura do São João da capital pernambucana.
Parecendo carnaval, Forrovioca colocou forrozeiros para dançar.



As ruas do Bairro do Recife, na área central da cidade, se transformaram em um grande arraial na noite desta quinta-feira (16). A animação lembrava o carnaval, mas a trilha sonora não era frevo, e sim o forró. Dançando e cantando, centenas de pessoas acompanharam a Caminhada do Forró, que abriu oficialmente os festejos juninos na capital pernambucana.
Antes da Forrovioca sair dando início à caminhada, uma quadrilha foi improvisada na Rua da Moeda. Um grupo de senhoras usando véu de noiva chamavam a atenção na concentração da festa. Uma das mais animadas era a dona de casa Josefa Maria da Silva, de 77 anos. "Todo ano, eu venho para a Caminhada do Forró, pois adoro aproveitar o São João em paz e com saúde", conta.

  também dona de casa Elvira dos Santos, de 75 anos, não fica atrás no quesito animação. "Adoro festa na rua, como Carnaval e São João. Dançar forró é maravilhoso, não tem coisa melhor", diz empolgada a moradora do bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife.
Quem também decidiu vir fantasiado para dançar forró na Caminhada foi o corretor de imóveis Edson Silva, de 25 anos. "Sou o padre na quadrilha do bairro da Macaxeira e decidi vir com a roupa de sacerdote. Esta é uma festa familiar, onde todo mundo se diverte", afirma. A esposa dele, a estudante Lidiane Serafim, de 34 anos, não escondia a empolgação. "Adoro os forrós antigos. Vamos dançar até o final da caminhada", garantiu.
Tendo como destino final a Praça do Arsenal da Marinha, a Caminhada do Forró conta com a participação de 100 sanfoneiros de diversas cidades pernambucanas. "Adoro caminhar ao som ao vivo dos sanfoneiros, é o melhor desta festa", revela a secretária do lar Cecilia Ferreira, de 51 anos.
Moradora da cidade de Olinda, ela participa da festa pela quarta vez junto com o marido, Ednaldo de Souza, de 52 anos. "Já estava ansioso em casa para chegar logo a hora de vir forrozar na caminhada. A energia do povo nas ruas ao som do forró pé de serra é algo indescritível, é uma adrenalina grande, o coração começa a pulsar mais forte", traduz o autônomo.
Encontro de forrozeiros
Nesta 12ª edição, a Caminhada do Forró tem como homenageados os cantores Santanna e Rogério Rangel. "Não tem crise certa diante da alegria. O São João é uma festa boa demais", afirmou este último, antes de começar a animar o arrasta-pé junto com o cantor Ed Carlos.
O fim do trajeto da caminhada não significa, porém, que o arrasta-pé está perto de acabar. Para quem tem fôlego, é chegada a hora de dançar mais um pouco, desta vez no encontro de forrozeiros na Praça do Arsenal. Sobem ao palco artistas de diferentes gerações, como Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Irah Caldeira, Josildo Sá, Terezinha do Acordeon, Luisinho de Serra e Beto Hortis