quarta-feira, 15 de junho de 2016

Duas pessoas ficam feridas em tiroteio durante assalto a ônibus.



Ação criminosa ocorreu na noite de terça-feira (14), na Avenida Caxangá.
Segundo PM, foram baleados um dos assaltantes e um passageiro.



Duas pessoas ficaram feridas em um tiroteio durante um assalto a ônibus ocorrido na Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, na noite de terça-feira (14).. De acordo com a Polícia Militar, foram baleados um dos assaltantes e um passageiro. Os dois estão internados no Hospital Getúlio Vargas, na mesma região da capital pernambucana. 
A PM informou que a ação criminosa foi praticada em um veículo da empresa CRT. O coletivo fazia na linha CDU/ Várzea. Dois ladrões anunciaram a investida. O motorista viu, pelo espelho retrovisor, que um carro da PM seguia logo atrás.
Para chamar a atenção dos ocupantes da viatura da PM, o condutor do ônibus fez uma manobra brusca e colocou o ônibus  praticamente atravessado na pista. Após a abordagem, houve troca de tiros.
Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam o aumento no número de assaltos a Ônibus no Grande Recife.  De janeiro a  maio deste ano, o estado contabilizou 451 crimes. Isso representa um incremento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Recife é o líder no ranking de ações criminosas registradas, com 51% do total de notificações oficiais. Foram, ao todo, 213 ocorrências. Uma média de 43 casos por mês.
Esses dados foram apresentados em audiência da Frente Parlamentar de Trânsito e Transporte da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na segunda-feira (13) e publicados no Diário Oficial de Pernambuco desta terça-feira (14).  No encontro o titular da SDS, Alessandro Carvalho, mostrou mais estatísticas sobre os roubos e furtos a coletivos.
De acordo com dados da SDS, 47% das ocorrências foram registradas às quartas-feiras, sábados e domingos. E 63% dos crimes aconteceram à noite, sendo 30% das 18h às 23h.
Durante a audiência, o Grande Recife Consórcio, responsável pelo gerenciamento do transporte na Região Metropolitana, também apresentou dados fornecidos pelas empresas. No mesmo período, as transportadoras comunicaram 661 assaltos. Ou seja, 210 registros a mais.
Segundo estatísticas dos empresários, a BR-101 Sul é uma das áreas mais perigosas. Ela concentrou 10% dos casos. As rodovias federais que cortam o Grande Recife figuram como principais áreas de crimes. Ao todo, 22% dos crimes aconteceram nas estradas, de acordo com o Grande Recife.
A Avenida Agamenon Magalhães aparece em segundo, com 6,8%. A lista também aponta muitos crimes nas Avenidas Recife, na Zona Oeste, e Herculano Bandeira, na Zona Sul da capital. As outras áreas somadas, denominadas nas tabelas como “outros”, somaram 64%

Medidas
Durante a audiência, a SDS apresentou ações questão sendo realizadas para enfrentar o problema.  Houve aumento no número de abordagens, sobretudo, à noite. A SDS também estuda a implantação de botão de pânico, sistema de rastreamento ligado ao Grande Recife Consórcio, além de  melhoria na qualidade das câmeras de segurança dos coletivos. 
Em janeiro, foram realizadas 711 abordagens a coletivos. Esse número subiu para mais de 3.600 em maio. Nos cinco primeiros meses de 2016, 24 pessoas foram encaminhadas para as delegacias e seis armas de fogo acabaram apreendidas.
Pacto
E maio de 2016, o governo estadual chegou a anunciar que faria  um pacto com os donos das operadoras de ônibus do Grande Recife para combater o problema.Entre as ações que seriam discutidas, estavam a implantação de policiamento em dez corredores, retirada do dinheiro dos veículos e modernização das câmeras de monitoramento. Atualmente, mais de 1,8 milhão de pessoas utilizam os coletivos todos os dias.
Metrô
Os relatos não se restringem aos ônibus. Nos vagões do metrô, o passageiro também se vê cada vez mais vulnerável. A dona de casa Graziela Barbosa já teve o celular e a bolsa roubados. “Estava no metrô indo pra casa, aí de repente um cara chegou e disse assim: ‘Passa aí’. É horrível essa situação”, comenta.
Também em maio, um policial militar reagiu a uma tentativa de assalto e matou um dos quatro homens que o teriam abordado na estação Central do Recife. Os outros três suspeitos foram detidos.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela operacionalização e manutenção do metrô do Recife, disse que a segurança nas estações é feita por funcionários da empresa e por vigilantes terceirizados.

O órgão informou também que há um trabalho integrado com a Polícia Militar, principalmente nos dias de jogos de futebol, quando o policiamento é reforçado. No entanto, a CBTU reconheceu a necessidade de contratar mais funcionários e afirmou estar trabalhando para que isso aconteça desde 2014.