sexta-feira, 10 de junho de 2016

Festival Varilux exibe filmes franceses inéditos no Grande Recife.


Evento exibe ainda o clássico 'Um Homem e uma Mulher', filmado em 1966.
Programação segue até 22 de junho e apresenta uma animação para crianças.



O Recife recebe, até o dia 22 de junho, o Festival Varilux do Cinema Francês. Na edição deste ano do evento, o público poderá conhecer a nova safra da produção cinematográfica da França. Ao todo, são exibidos 15 filmes inéditos, além de um clássico do cinema francês, em sessões realizadas em oito locais na Região Metropolitana.

As exibições acontecem nos cinemas do Museu, na Fundação Joaquim Nabuco; São Luiz; dos shoppings RioMar e Rosa e Silva; além do Cine-teatro Samuel Campelo, em Jaboatão; o Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Aliança Francesa. Os horários das sessões podem ser conferidos no site do festival.

Entre os destaques da programação deste ano, está a exibição do clássico 'Um Homem e uma Mulher', de Claude Lelouch, uma homenagem ao 50ª aniversário de lançamento do filme. O romance foi o vencedor da Palma de Ouro em 1966 do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e roteiro original no ano seguinte.

As crianças também têm vez no festival, com a animação ‘Abril e o Mundo Extraordinário’, de Franck Ekinci e Christian Desmares. A produção franco-belga-canadense, adaptada dos quadrinhos de Jacques Tardi, é ambientada em uma Paris em que Napoleão V reina soberano há 70 anos e os cientistas estão desaparecendo misteriosamente. A jovem Abril parte, então, em busca de seus pais, cientistas desaparecidos, em companhia de Darwin, seu gato falante.

Os demais filmes em cartaz durante o festival são:

- ‘Agnus Dei’, de Anne Fontainne
- ‘Um Belo Verão’, de Catherine Corsini
- ‘Chocolate’, de Roschdy Zem
- ‘A Corte’, de Christian Vincent
- ‘Os Cowboys’, de Thomas Bidegain
- ‘Um Doce Refúgio’, de Bruno Podalydès
- ‘Flórida’, de Philippe Le Guay
- ‘Um Amor à Altura’, de Laurent Tirard
- ‘Lolo, o Filho da Minha Namorada’, de Julie Delpy
- ‘Meu Rei’, de Maiïwen
- ‘Marguerite’, de Xavier Giannoli
- ‘O Novato’, de Rudi Rosenberg
- ‘La Vanité’, de Lionel Baier
- ‘Viva a França’, de Christian Carion