quinta-feira, 16 de junho de 2016

Serviço ajuda superendividados a negociar com credores.


Núcleo Proendividados, do TJPE, marca audiências de mediação.
Programa é voltado para quem não tem como quitar totalmente a dívida.



Quem precisa ajustar as contas e não tem condições de quitar totalmente as dívidas pode recorrer a um serviço oferecido pelo Tribunal de Justiça de PernambucoPara participar do programa, é preciso se cadastrar na sede do tribunal levando original e cópia da carteira de identidade e os comprovantes de residência, de renda e da dívida. “A gente vai fazer uma análise da dívida, vai ver se ele (o consumidor) se encontra no perfil de superendividado e aí vai fazer um cadastro para marcar uma audiência de mediação”, detalha a chefe do núcleo. 
Serviço

Na audiência, o credor e o endividado devem discutir um acordo perante o juiz, que vai emitir uma sentença chancelando o que for combinado. Além da marcação, o beneficiário pode contar com um planejador financeiro. O consultor vai ajudá-lo a montar uma estratégia para que o devedor faça uma proposta de renegociação, seja um desconto no valor cobrado, seja um novo parcelamento com substituição de juros.

O Proendividados funciona no quarto andar do Fórum Thomaz de Aquino, na Avenida Martins de Barros, 593, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. Os atendimentos são realizados entre as 8h e 12h, de segunda a sexta-feira. (TJPE). Criado em 2011, o Núcleo Proendividados pode ajudar essas pessoas a renegociar com os credores.

Segundo o TJPE, os principais motivos que levam o consumidor a se endividar são o uso excessivo do cartão de crédito e de empréstimos bancários. Só as dívidas com o cartão correspondem a 75% do total de atendimentos feitos pelo programa. No restante, estão envolvidos bancos, lojas de varejo e concessionárias de serviços públicos, como a Celpe e a Compesa.

A chefe do núcleo, Vivian Tavares de Melo, explica que o serviço é voltado para quem contraiu débitos por consumo. “É para aquela pessoa que não tem como honrar com seus compromissos, sejam eles atuais ou futuros. Então, quem estiver nessa situação podem vir aqui e procurar ajuda. Se organiza, vê as dívidas com calma. O serviço é permanente”, lembra.