terça-feira, 21 de junho de 2016

Polícia Federal lança app para encontrar foragidos internacionais.


Software disponibiliza lista de procurados pela Interpol.
Em Pernambuco, PF espera que sistema contribua para investigações.


A lista de desaparecidos e procurados internacionais pela Interpol no Brasil teve seu acesso disponibilizado à população através da criação do aplicativo CheckPol. Por meio da ferramenta, é possível verificar a ficha criminal de suspeitos e de desaparecidos em todo o país e sinalizar à Polícia Federal a localidade dos integrantes do banco de dados. O anúncio foi feito em coletiva no Recife na tarde desta segunda-feira (20).
"No caso de Pernambuco, o aplicativo é útil para comerciantes e donos de hotéis que recebem muitos estrangeiros ou para quem mora próximo a pessoas vindas de outros países", exemplifica o assessor da PF no estado, Giovani Santoro.
Segundo Santoro, a liberação da ficha criminal dos procurados pela Interpol à sociedade civil é uma maneira de aumentar o número de foragidos internacionais capturados pelas autoridades no Brasil. No domingo (19), o Fantástico exibiu uma matéria sobre os dez criminosos mais procurados pela Interpol no Brasil.
No aplicativo, o usuário tem acesso às difusões vermelha e amarela da Interpol, equivalentes aos foragidos e desaparecidos, respectivamente. Ainda no software, é possível entrar em contato com a PF para informar sobre o paradeiro de um dos procurados. "A informação será repassada de forma anônima e, a partir do recebimento, um policial federal será direcionado ao local", garante Santoro.
Somente em 2015, a Polícia Federal prendeu, em todo o país, 56 criminosos procurados pela Interpol. Desse total, três foram capturados em Pernambuco. "Essa é uma maneira de a Polícia Federal se aproximar da sociedade e fazer com que todos colaborem com a prisão de criminosos", afirma.
Em 2016, a PF-PE realizou, no último mês de maio, a prisão de um português foragido da Inglaterra. O homem foi encontrado no município de Jaboatão dos Guararapes.
Ainda de acordo com o assessor de comunicação, não é possível mensurar o quanto o aplicativo pode ajudar na busca e captura de pessoas desaparecidas. "Devemos ter uma estimativa nos primeiros seis ou 12 meses de funcionamento do sistema", explica. Atualmente, o CheckPol está disponível apenas na plataforma Android. Ainda não há previsão para liberação no sistema iOS.