terça-feira, 21 de junho de 2016

Dois suspeitos de assaltar estações do BRT são presos em Olinda.


Prisão ocorreu em estação situada na PE-15 na tarde desta segunda (20).
Os dois presos têm 19 anos e foram levados para a Central de Flagrantes.


Dois suspeitos de assaltar estações do BRT no Corredor Norte-Sul, nos municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife, foram presos na tarde desta segunda-feira (20). Por volta das 16h30, a Polícia Militar prendeu dois homens de 19 anos na Estação Cidade Tabajara, na PE-15, em Olinda.

Policiais do 1º Batalhão da PM e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) participaram da ação policial que resultou na prisão dos dois suspeitos. Eles foram levados para a Central de Flagrantes, localizada em Campo Grande, na Zona Norte do Recife, onde foram autuados em flagrante delito por roubarem dois celulares, através do reconhecimento por uma das vítimas.

Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social informou que, no último final de semana, "foram detidos mais quatro suspeitos pela prática de roubo a ônibus e estações de BRTs no município de Olinda". O texto informa ainda que, como ações de combate aos assaltos em ônibus, também foram reforçadas as abordagens aos coletivos, através da Operação Transporte Seguro da Polícia Militar. "De janeiro a maio de 2016, foram realizadas 11.912 abordagens, resultando na apreensão de seis armas de fogo, três armas brancas e 24 pessoas encaminhadas à delegacia", segundo o documento.

Nove estações assaltadas
Na manhã do sábado (18), nove estações do BRT foram assaltadas, entre elas as localizadas na PE-15, na PE-22, em frente ao Quartel do Exército e nos Bultrins. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, dois homens que afirmavam estar armados foram de uma estação para outra anunciando os assaltos e levando pertences dos usuários.

Por meio da assessoria de imprensa, o consórcio informou que cada estação de BRT conta com um segurança patrimonial, mas apenas a partir das 17h. Durante o dia, os funcionários que trabalham nas estações são da empresa Conorte, o consórcio que opera o corredor.

Assaltos a ônibus
Neste ano, até o mês de maio, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco contabilizou 451 assaltos a ônibus no Grande Recife, o que equivale a um aumento de 42% em relação ao mesmo período de 2015. Ao todo, foram 213 ocorrências, o que equivale a uma média mensal de 43 casos.

A capital pernambucana lidera o ranking de ações criminosas registradas, com 51% do total de notificações oficiais. No topo da lista, também estão Jaboatão dos Guararapes, com 67 registros oficiais (16%), Cabo de Santo Agostinho, que teve 49 ocorrências (12%), e Olinda, com 34 crimes (8%). O ranking tem ainda São Lourenço da Mata (4%), Camaragibe (3%) e Paulista (2%). Ipojuca, Igarassu e Abreu e Lima tiveram 1% dos casos.